Desde nossa 1ª edição em 2012, o Cine Boa Praça exibe filmes nacionais: Eu e meu guarda-chuva, Pro dia nascer Feliz, Cores e Botas, Turma da Mônica-Laços, Parece Comigo são alguns dos títulos que encantaram nosso público. E agora em 2022, ano de eleições, nada mais propício do que exibir O Fim do Recreio. Protagonizado por alunos e professores da Escola Municipal Lauro Esmanhoto, em Curitiba, o curta foi produzido em 2012 pela organização Parabolé – Educação e Cultura, sendo dirigido por Nélio Spréa e Vinícius Mazzon e premiado na 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
O legal deste filme é que a história, além de divertida, ensina muito pra meninada sobre como lutar por seus direitos, em um regime democrático. Tudo começa quando Felipe, o protagonista, ouve uma notícia muito perturbadora, logo no café da manhã: um senador de nome bizarro lança um projeto de lei no Congresso para melhorar a qualidade da educação. E sabe como? Acabando com o recreio! Indignado, Felipe segue para a escola e lá encontra seus colegas, que também estão revoltados com a proposta. O que fazer? É uma das professoras que dá a dica, e a partir daí, a meninada começa a se mobilizar de um jeito muito interessante, recolhendo bons argumentos para enfrentar o tal deputado. Sabe como? De posse de uma filmadora, que encontram no almoxarifado da escola, filmam as brincadeiras que inventam durante o recreio, recolhem depoimentos de colegas e acabam ganhando as ruas com uma manifestação pacífica para reivindicar o direito ao lazer, garantido na nossa Constituição.
O Cine Boa Praça projetou este filme incrível em várias escolas públicas e em seguida, debateu o tema, dando voz a alunas e alunos: “Vocês, adultos, também já foram crianças. Vocês, adultos, também tinham de brincar!”. Nosso objetivo com esta ação é sinalizar que o cinema é muito mais do que um mero entretenimento, configurando-se como uma modalidade artística formadora do indivíduo, capaz de fortalecer o senso crítico dos espectadores e com potencial para gerar transformações em favor do bem-comum.
Comments